20 de Maio de 2024
9.º AnoDestaques

Qual é a tua Pegada Ecológica?

Basta entrar no teste, responder às 13 questões, e no final dizem-lhe quantas “Terras” seriam necessárias se todos vivêssemos segundo os seus hábitos.

Ao aceder ao site entra numa espécie de calculadora, mas não para contas comuns, basta inserir o email, ou entrar através da conta do facebook e responder às questões (e se o inglês não for o teu forte, não te esqueças de selecionar a língua portuguesa no canto superior direito).

A calculadora é um complemento interativo dos vários dados que a Global Footprint Network fornece no site. A organização revela quais são os países com uma pegada ambiental maior do que a biocapacidade (capacidade do Planeta gerar recursos renováveis de forma contínua e absorver os resíduos produzidos pelo ser humano num certo período de tempo), entre os quais estão vários países europeus — Portugal [svg-flags flag=”pt”] (225%), Espanha [svg-flags flag=”es”] (194%), Bélgica [svg-flags flag=”be”] (696%), Reino Unido [svg-flags flag=”gb”] (301%) e Alemanha [svg-flags flag=”de”] (199%) — bem como os Estados Unidos [svg-flags flag=”us”] (122%), no continente americano, e a China [svg-flags flag=”cn”] (278%) e a Índia [svg-flags flag=”in”] (173%) no continente asiático.

Aqueles cujo balanço entre a pegada e a biocapacidade é positivo são a Guiana Francesa [svg-flags flag=”gy”] (3 980%), em primeiro lugar, e o Suriname [svg-flags flag=”sr”] (2 750%), ambos na América do Sul. Do outro lado da tabela estão a Singapura [svg-flags flag=”sg”] (9 950%) e as ilhas Bermudas [svg-flags flag=”bm”] (5 260%).

Esta calculadora, desenvolvida pela organização não-governamental Global Footprint Network, foi aproveitada para a realização de um projeto em Portugal.

O projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a Global Footprint Network (GFN) e a Unidade de Investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro. Os seis municípios pioneiros que integram o projeto são Almada, Bragança, Castelo Branco, Guimarães, Lagoa e Vila Nova de Gaia.

Podes associar este artigo à matéria de Geografia do 9.º Ano – O Desenvolvimento Sustentável – As medidas de desenvolvimento sustentável.

Bruno Carvalho

Professor de Geografia 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *