20 de Maio de 2024
7.º AnoDestaques

📊 As estações do ano

Desde cedo que identificamos e decoramos a existência das 4 estações do ano: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Mas como e quando mudamos de estação? A resposta acaba por estar relacionada com o movimento de Translação da Terra, à volta do Sol (365 dias e 6 horas).

Hoje é o dia em que começa o Inverno, precisamente às 15h58, e é precisamente, no hemisfério norte, o dia mais curto no que respeita ao tempo que o sol incide sobre a superfície terrestre. Chegamos precisamente ao solstício de dezembro.

O Solstício de dezembro é o momento em que os raios solares incidem mais diretamente (90º) sobre o Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul, marcando por isso o início da estação do Verão no Hemisfério Sul, e porque os raios solares incidem com maior obliquidade e atinge menor área no Hemisfério Norte, este dia marca o início da estação do Inverno.

A partir deste dia, a incidência direta dos raios solares volta a subir em latitude, fazendo com que a duração dos dias naturais, no Hemisfério Norte, voltem a aumentar. No Equinócio de março, marca novamente a mudança de estação no ano, quando os raios solares incidem diretamente sobre o Equador (Primavera para o Norte, Outono para o Sul). Mais tarde chegamos ao Solstício de junho, altura em que os raios solares incidem diretamente no Trópico de Câncer (Hemisfério Norte), marcando dessa forma a transição para a estação do Verão no Norte, e Inverno no Sul. Posteriormente quando a incidência direta dos raios solares baixarem novamente para o Equador, atingimos o Equinócio de setembro (Outono no Norte e Primavera no Sul).

Movimento de Translação da Terra

Podes associar este artigo à matéria de Geografia do 7.º Ano – Compreender a variação anual da temperatura.

Bruno Carvalho

Professor de Geografia 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *