9 de Maio de 2024
11.º Ano7.º Ano

A floresta em Portugal: Espécies e Ocupação do Solo

A floresta é a categoria mais representativa na ocupação do solo de Portugal continental, o pinheiro-bravo mantém-se a espécie mais comum na floresta nacional e a maior percentagem de área florestal regista-se na região de Coimbra.

Prevalência por espécies na floresta portuguesa

O pinheiro-bravo continua a ser a espécie mais comum na floresta nacional, correspondendo a 29% da área florestal de Portugal continental. Ou, posto noutra perspectiva, a floresta de pinheiro-bravo ocupa mais de um décimo (11%) do território português. Contudo, a comparação temporal denota uma progressiva redução da sua prevalência: nos dados de uso e ocupação do solo de 2007, correspondia a 31% da área florestal e, desde então, tem vindo a perder terreno, sobretudo para o eucalipto, a uma média de 6,5 mil hectares por ano. O eucalipto, que em 2007 correspondia a 24% da área florestal, teve um aumento anual médio de 7,6 mil hectares.

Uso e ocupação do solo (Portugal continental)

Mais de um terço do território continental é ocupado por floresta. Somadas a este valor as áreas de matos e as superfícies agro-florestais (terrenos que conjugam áreas de cultivo e/ou pasto com espécies florestais), fica patente que a paisagem predominantemente arborizada e/ou arbustiva totaliza quase 60% do território.

Na comparação com os dados respeitantes a 1995, há um aumento da área florestal na ordem dos 5%, contudo importa notar, cruzando com as Estatísticas de Uso e Ocupação do Solo do INE, publicadas em Junho, que, num horizonte temporal mais curto (2015-2018), houve uma perda de 1,6 mil hectares de floresta (0,05%), sobretudo para áreas agrícolas e territórios artificializados.

Fonte: Público, 12 de agosto de 2020 (Vê a infografia completa aqui)

Podes associar este artigo à matéria de Geografia do 7.º Ano – Compreender o clima de Portugal e as principais formações vegetais.
E também à matéria de Geografia A do 11.º Ano – As áreas rurais em mudança.

Bruno Carvalho

Professor de Geografia 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *